TIQ (A Terapia Instrumental Quiropráxica)

TIQ ( A Terapia Instrumental Quiropráxica (TIQ®) é um método instrumental de quiropraxia, que aporta os mesmos resultados e benefícios do método manual.
A TIQ® teve origem na Activator Method Chiropractic Technique, técnica oriunda da quiropraxia (Escola de Logan – EUA) e consiste no equilíbrio do corpo através de uma manipulação realizada por um instrumento mecânico com força pré definida, no sentido da correção da disfunção ou subluxação.

Indicada para o tratamento das restrições biomecânicas, distúrbios posturais, dores agudas e crónicas, com a ajuda de um pequeno instrumento que produz um impulso suave (vibração ou micro-thrust) que envia uma informação ao sistema nervoso que de seguida desencadeia um processo de re-equilíbrio, o que restabelece uma amplitude normal não dolorosa nas articulações e relaxamento de toda a musculatura associada. O resultado é imediato. Permite assim ajustes específicos, promovendo a activação dos micromovimentos, desbloqueando as articulações através de pequenos impactos em pontos específicos. É baseada num protocolo de avaliação estruturado, obtido por uma série de testes que determinam a localização e o sentido do bloqueio.
Trata-se ainda de um método que se destina a todos, da pediatria à geriatria, sem esquecer as patologias desportivas.