Dry Needling

O Conceito de Dry Needling ou Agulhamento Seco foi internacionalmente estabelecido de acordo com a Federation of State Boards of Physical Therapy /US, como Terapia Manual Intra Muscular, sendo considerada na realidade um segmento das áreas de Fisioterapia Manual, Musculoesquelética e Manipulativa interessando a Fisioterapeutas de diversas especialidades, mas principalmente as de Fisioterapia Quiropráxica, Traumatológica e Ortopédica, Fisioterapia Desportiva entre outras áreas. Assim o agulhamento seco é uma técnica caracterizada pela inserção de uma agulha filamentar sólida, sem medicação através da pele para tratar várias disfunções incluindo mas não se limitando a dor miofacial recrutamento muscular, controle da dor musculoesquelética em geral, regeneração e recuperação de tecidos lesados e até mesmo quadros álgicos articulares. (The Journal of Manual & Manipulative Therapy Vol. 14 No. 4 (2006), E70 – E87).

A técnica utiliza as agulhas introduzindo-as nos pontos gatilho, funcionando como uma manipulação intramuscular. Com isso facilita o aporte de fluxo sanguíneo na região.
Esse tratamento promove Alívio de dores musculares, atua nos casos de cefaléia tensional, ajuda a diminuir dores na articulação temporo-mandibular (ATM) e trata de lombalgias e outras dores de origem músculo-tendinea..